Números são referentes a 2023 e foram divulgados parcialmente após mais de dois meses de atraso por parte do governo Lula
A taxa nacional de alfabetização de estudantes da rede pública ficou em 49,3% em 2023, segundo dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), divulgados pelo Inep, órgão ligado ao Ministério da Educação (MEC). Os números indicam que menos da metade dos alunos avaliados alcançaram o nível considerado adequado de alfabetização.
O levantamento, que é parcial, avaliou cerca de 18 mil dos 29 mil estudantes previstos. O estado com pior desempenho foi o Tocantins, com apenas 24,3% de alunos alfabetizados. Já o Ceará apresentou o melhor resultado, com 72,1%, bem acima da média nacional.
Apesar de indicarem uma melhora em relação a anos anteriores, os dados devem ser analisados com cautela. Segundo o Inep, a margem de erro variou significativamente entre os estados, comprometendo a precisão das estimativas locais. Na Bahia, por exemplo, a margem de erro foi de 21,5 pontos percentuais, enquanto no Tocantins foi de apenas 4,5 p.p.
Em Minas Gerais, o percentual de crianças alfabetizadas chegou a 63,0% - com uma margem de erro de 9 p.p
O MEC deve divulgar, na próxima quinta-feira (9), os dados do Censo Escolar 2024, principal levantamento estatístico sobre a educação básica no Brasil. A divulgação estava prevista para fevereiro, mas sofreu um atraso de dois meses.
Itatiaia