Site especializado em camisas esportivas noticiou que a Seleção vai abandonar a cor azul
A camisa 2 do Brasil na Copa do Mundo de 2026 será vermelha. O uniforme será fabricado pela Jordan, marca da Nike. A informação foi dada pelo site Footy Headlines, especialista em camisas esportivas. A notícia movimentou as redes sociais e dividiu opiniões entre os brasileiros.
Desde 1958, o Brasil utiliza a cor azul no segundo padrão de jogo. A mudança repentina gerou estranheza em grande parte dos torcedores, que estão acostumados com as cores da bandeira brasileira.
“Parece que eles estão apenas atrás de hype... Não se fazem camisas bem feitas como antes”, declarou um torcedor no X (antigo Twitter). “Viramos albânia agora??? que palhaçada”, disse outro internauta.
Alguns torcedores afirmaram que uma camisa verde ou branca seria melhor. “Tínhamos várias opções: manter o azul (lindo), mudar pro verde (natureza e campanha ambiental), tentar o branco (algo relacionado à paz), mudar para o preto (conscientização racial). A Nike escolheu a pior. Vermelho não faz parte da identidade visual da Seleção Brasileira”, declarou um brasileiro.
Em contrapartida, algumas pessoas gostaram da mudança. “Falem a verdade. Vai ficar lindona”, comentou um internauta, enquanto outro declarou: “Já quero”.
Camisa vermelha na Seleção não é novidade
Caso se confirme a mudança, essa não será a primeira vez que a Seleção vai jogar de vermelho em uma partida oficial. Em 1917, durante a disputa do Sul-Americano, o time do Brasil precisou utilizar um uniforme da cor.
Na época, a camisa principal do Brasil era branca. Entretanto, os brasileiros iam enfrentar o Uruguai e o Chile, que também têm o branco como cor predominante. Após sorteio, a Canarinho precisou providenciar uma segunda camisa e optou pelo vermelho.
A segunda vez que o Brasil utilizou a cor vermelha foi em 1936, durante o Sul-Americano disputado na Argentina. Na ocasião, Brasil e Peru utilizavam a camisa branca e, por conta disso, os jogadores brasileiros precisaram usar blusas do Independiente da Argentina.
Itatiaia