Segundo a nota, criminosos, usando inteligência artificial, estariam divulgando que vítimas de golpes na internet teriam acesso a uma indenização no valor de R$ 4 mil
É falsa a informação de que o governo federal estaria distribuindo indenizações de R$ 4 mil a vítimas de golpes on-line. De acordo com uma nota divulgada nesta terça-feira (29), criminosos estão utilizando deepfake, uma ferramenta de inteligência artificial, para enganar as vítimas.
Os golpistas usaram a imagem de Pedro Rogério Nespolo, advogado trabalhista conhecido no TikTok, para divulgar e disseminar a fraude.
Segundo o governo, não existe distribuição automática de valores para pessoas lesadas por golpes na internet. A recomendação é que as vítimas registrem um boletim de ocorrência na delegacia da Polícia Civil mais próxima e acionem a Justiça.
Para denunciar golpes que façam falsa menção a órgãos ou ações do governo federal, é preciso acessar a plataforma Fala.BR e preencher os dados solicitados.
A plataforma é um canal integrado do governo, utilizado para o encaminhamento de manifestações a órgãos e entidades do poder público.
O serviço é gratuito e funciona 24 horas por dia.
A pena para quem comete fraudes eletrônicas pode variar de 4 a 8 anos de reclusão, além de multa em alguns casos.
Itatiaia