Clique de 2004 mostra o norte-americano Robert Francis Prevot durante um evento na capital mineira
O Vaticano anunciou nessa quinta-feira (8/5o novo líder da Igreja Católica: o norte-americano Robert Francis Prevot, de 69 anos, agora nomeado Papa Leão XIV. Mas não foi seu discurso pacifista ou sua trajetória no Peru que chamou atenção nas redes sociais. O que realmente viralizou foi uma foto do sumo pontífice tomando cerveja em Belo Horizonte.
O registro, feito em 2004, mostra o religioso sorridente, de camisa azul e calça preta, segurando uma cerveja e rodeado por membros da Igreja local. A imagem foi feita durante uma breve passagem pastoral não oficial de Prevot pelo Brasil. Na ocasião, ele aproveitou momentos de descanso na capital mineira ao lado de representantes da Igreja.
A foto rapidamente viralizou, alimentada pelo bom humor típico dos internautas brasileiros. Muitos reconheceram o ambiente e até identificaram figuras conhecidas na imagem. “As pessoas acharam uma foto do novo papa tomando cerveja com o diretor do colégio que eu estudava”, contou um perfil nas redes sociais. Outro internauta lembrou que uma cervejinha é quase obrigação em uma visita à capital dos bares. “Quem é que vai em Belo Horizonte e não toma uma cerveja?”, escreveu.
Colégio mineiro resgata memória da visita
O Colégio Santo Agostinho, de Belo Horizonte, também aproveitou a eleição de Leão XIV para publicar nas redes sociais uma homenagem à visita do novo papa. Segundo a instituição, o então bispo foi recebido por freis agostinianos durante a comemoração dos 70 anos do colégio. “Revivemos com emoção os registros da presença do papa Leão XIV em muitos momentos marcantes”, afirmou a publicação.
Além da visita de 2004, Leão XIV esteve diversas vezes em território brasileiro. Em 2008, passou pela paróquia Santo Antônio, em Campinas (SP), e em 2012, presidiu uma Ordenação Solene em Belo Horizonte. Também visitou a paróquia São Carlos Borromeu, na zona leste de São Paulo, e, em 2013, esteve em Guarulhos (SP).
Neste ano, o pontífice havia aceitado um convite da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBBpara participar da 62ª Assembleia Geral, em Aparecida (SP), marcada para abril e maio. No entanto, o evento foi adiado devido à morte do Papa Francisco
Itatiaia