Proprietários de veículos têm benefícios ao quitar o imposto em cota única e pela inclusão no programa Bom Pagador do Governo de Minas
O Governo de Minas Gerais anunciou o calendário de vencimentos do IPVA 2025, que este ano começará a ser cobrado em fevereiro. A mudança foi tomada para aliviar o impacto financeiro das famílias no início do ano, período que concentra diversas despesas. A escala de vencimentos foi definida conforme o final da placa dos veículos, e o pagamento em cota única garante um desconto de 3%.
Quem manteve os débitos do veículo regularizados nos últimos dois anos ainda terá direito a um desconto adicional de 3%, por meio do programa Bom Pagador. Isso significa que proprietários que optarem pelo pagamento integral poderão reduzir o imposto em até 6%.
Descontos acumulados incentivam pagamento à vista
Com o objetivo de premiar os contribuintes que mantêm os pagamentos em dia, o Governo de Minas, por meio do programa Bom Pagador concede um desconto adicional de 3% no valor do IPVA. O benefício é somado ao desconto de 3% para quem paga o imposto em cota única, resultando em uma redução significativa.
O desconto está vinculado ao Renavam do veículo, e não ao CPF ou CNPJ do proprietário, o que mantém o benefício ativo mesmo que o automóvel troque de dono. A consulta ao valor do imposto pode ser feita pelo site da Secretaria de Fazenda, onde também estão disponíveis os detalhes sobre o cálculo com base nos valores venais, definidos pela tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE).
O Governo de Minas projeta que, aproximadamente, 30% dos proprietários de veículos quitem o imposto em cota única. Para aqueles que desejam quitar o imposto antes da data de vencimento estipulada, a possibilidade de pagamento antecipado também está aberta.
Alívio ao orçamento das famílias
A mudança no calendário do IPVA 2025 para fevereiro tem o objetivo de dar mais fôlego financeiro aos mineiros, sem comprometer a arrecadação do Estado. Apesar de postergar um montante significativo de recursos, as obrigações estaduais serão cumpridas sem impacto negativo, graças ao planejamento financeiro realizado pelo Governo de Minas.
O adiamento também facilita o planejamento das famílias, que podem organizar melhor o orçamento para incluir o imposto entre outras despesas típicas do início do ano. Apesar da flexibilização, o alerta é para que os contribuintes fiquem atentos aos prazos para evitar juros e multas.
Para mais informações sobre a base de cálculo e consultar o valor do imposto a pagar, clique aqui.
Itatiaia